O controle de mosca é um serviço de suma importância para a nossa saúde, visto que esses insetos podem disseminar diversas doenças através de seus corpos, seja no contato de suas patas ou saliva.
O tamanho da população de moscas depende muito das condições sanitárias vigentes, ocorrendo sempre em maiores quantidades em locais nos quais há deficiência no serviço de coleta de lixo urbano ou tratamento de esterco dos animais. Há vários métodos de controle de moscas, os mais comuns são:
• Micropulverização
• Armadilha luminosa
• Isca em gel
Mosca doméstica (Musca domestica), que é a espécie mais presente em áreas urbanas.
Estas moscas se criam no esterco, feno molhado, silagem e outros tipos de vegetação em decomposição
Capturam os insetos em uma placa adesiva descartável (refil), com segurança e higiene.
Mantêm os insetos capturados escondidos, sem barulho, sem cheiro, sem fumaça, sem fragmentação.
Possuem protetores transparentes, mantendo as lâmpadas sempre limpas e protegidas.
Para a utilização em locais onde armadilhas de eletrocussão e inseticidas convencionais não são recomendadas.
São ideais para o monitoramento das espécies e quantidade de insetos.
Mosca doméstica (Musca domestica), que é a espécie mais presente em áreas urbanas.
Hábitos das Moscas:
Existem muitas espécies de moscas e falaremos mais sobre a mosca doméstica (Musca domestica), que é a espécie mais presente em áreas urbanas.
Alimentam-se de: fezes, escarros, pus, produtos animais e vegetais em decomposição, açúcar, entre outros. A mosca lança uma substância sobre o alimento para poder ingeri-lo, pois não consegue colocar nada sólido para dentro do organismo, somente matéria na forma líquida ou pastosa.
É ativa durante o dia e repousa à noite. Preferencialmente pousam sob superfícies estreitas e longas (fios elétricos, galhos de árvores, rachaduras de paredes, etc.). Os locais por elas visitados apresentam manchas escuras, produzidas pelo depósito de suas fezes, e manchas claras, provocadas pelo lançamento de saliva o alimento, para que depois possa ser sugado.
Ciclo de vida:
O tempo de vida varia de espécie para espécie, em geral de 25 a 30 dias.
A fêmea coloca seus ovos (cerca de 100 a 150) em carcaças de animais, fossas abertas, depósitos de lixo, e outros locais ricos em substâncias orgânicas. Após aproximadamente 24 horas, ocorre o nascimento das larvas. Estas geralmente ficam agrupadas, são cilíndricas, esbranquiçadas, movimentam-se muito, não gostam de luz e alimentam-se ativamente. Após um período de 5 a 8 dias, as larvas abandonam a matéria orgânica onde estavam instaladas. A camada externa de pele das larvas se endurece formando uma casca (casulo), dentro da qual começa a haver transformação para mosca adulta, recebendo o nome de pupa. As pupas têm coloração marrom clara, não se movimentam, e, nem se alimentam. As moscas permanecem nesta fase por um período de 4 a 5 dias.
Cabe ressaltar que quanto maior a temperatura e a umidade mais rápidas ocorrerão o ciclo de vida.
Importância para a saúde:
As moscas domésticas são insetos que tem importância como vetores mecânicos, isto é, podem veicular os agentes em suas patas após pousarem em superfícies contaminadas com estes germes e pousarem nos alimentos, disseminando-os amplamente, e dessa forma transmitir várias doenças, tais como distúrbios gastrintestinais.
Medidas Preventivas:
O combate ideal das moscas é realizado através de saneamento ambiental, isto é, na eliminação das condições que propiciam a existência de locais onde se acumule lixo, restos alimentares, matéria orgânica em decomposição, etc. Para isto, devemos executar as seguintes medidas:
A Mosca-varejeira é a designação comum a diversas moscas.
A Mosca-varejeira é a designação comum a diversas moscas, de várias famílias, que depositam os ovos nos tecidos vivos ou mortos de vertebrados ou substâncias orgânicas em decomposição. Seu nome se deve ao fato de seus ovos serem conhecidos pelo termo “vareja”, e suas larvas esbranquiçadas por bicheira.
Também é conhecida pelos nomes biru, mosca-da-carne, mosca-de-bicheira, mosca-vareja ou simplesmente varejeira.
Estas moscas se criam no esterco, feno molhado, silagem e outros tipos de vegetação em decomposição.
O gênero Stomoxys apresenta 17 espécies, sendo que a única que ocorre nas Américas é a S. calcitrans. Estas moscas se criam no esterco, feno molhado, silagem e outros tipos de vegetação em decomposição.
Cada fêmea vive cerca de 20 a 30 dias e coloca de 200 a 400 ovos durante sua vida. Em condições ótimas, o período de desenvolvimento de ovo a adulto é 3 semanas.
Ambos os sexos são hematófagos e possuem uma picada dolorosa, estressando os animais e provocando perda de peso nos mesmos.