Os pombos, juntamente com a maioria dos insetos, ratos e morcegos são considerados pragas urbanas. O controle dessa ave é feito através do manejo da mesma. Este é um serviço especializado em afastar as aves de um determinado local, respeitando a legislação vigente, ja que esses animais são protegidos pelo IBAMA.
O serviço de controle de pombos é realizado sem a eliminação e maus tratos contra os animais. É necessário criar estratégias bem formatadas para espantar os pombos da área da infestação. Isso inclui ações físicas, químicas e até biológicas. Os métodos de controle de pombos dependem da situação encontrada.
1ª Etapa: DIAGNÓSTICO
Identificar o ninho das aves e os pontos de acesso do pássaro até o local. Também deve-se localizar os focos de alimento, água e abrigo, que são os pilares de sobrevivência das pragas urbanas. Esta etapa ajuda a entender mais sobre a infestação de pombos.
2ª Etapa: CRIAÇÃO DE ESTRATÉGIAS
Algumas formas de espantar pombos são: por meio de barreiras físicas (espículas, telas, campo eletromagnético, entre outros), barreiras químicas (repelente de pombos) e barreiras biológicas (predadores naturais).
3ªEtapa: AÇÃO
Assim que for definido o método mais adequado para a situação, está na hora de colocá-lo em prática. A equipe técnica realizará a instalação do tratamento necessário.
4ªEtapa: HIGIENIZAÇÃO
É de suma importância que, ao final do processo, seja feito a higienização do local. Isso porque as doenças transmitidas pelos pombos são contraídas através dos microrganismos presentes nas fezes dos pombos, que ficam espalhadas na área da infestação.